Perguntas e respostas
A Osteonecrose é causada devido a diminuição do suprimento sanguíneo que chega na cabeça femoral (infarto ósseo), ocorre em pacientes jovens principalmente pelo uso excessivo de corticoides, bebida alcoólica, tabagismo, doenças inflamatórias (como as artrites reumáticas), vasculopatias (doenças vasculares e do sangue) e dislipidemias (excesso de colesterol).
Em quadros iniciais pode não manifestar sintomas sendo diagnosticado principalmente pela ressonância magnética. Na fase da parada da circulação (infarto ósseo) o paciente vai ter crise aguda de dor. Em casos avançados ocorre a perda da circunferência da cabeça femoral, o que leva a artrose (desgaste) da articulação do quadril, que vai ser a causa da dor e limitação progressiva do quadril.
Em fases iniciais pode ser realizado o tratamento conservador com a diminuição de carga no quadril, evitando atividades de esforço, caminhadas e atividades de vida diária. Uso de par de muletas para retirada da carga, associada a atividades de fisioterapia e ou físicas sem impacto como bicicleta e natação podem ajudar a fortalecer a musculatura e diminuir o achatamento da cabeça femoral. O uso de medicação analgésica e anti-inflamatória pode ser utilizada na crise.
Em casos de osteonecrose dolorosa em estágio inicial, a cabeça femoral mantém sua esfericidade e não apresenta uma área extensa de osteonecrose pode ser realizado a descompressão, é feito a brocagem da cabeça femoral através de um pequeno acesso, com o intuito de diminuir o processo inflamatório local e estimular a vascularização da cabeça femoral.
A prótese demonstra ótimos resultados na osteonecrose, é indicado em graus mais avançados que apresentam colapso subcondral ou perda da esfericidade da cabeça.