Navegação em artroplastia de quadril
Utilizamos o navegador para otimizar o posicionamento do acetábulo e evitar a diferença do tamanho da perna operada. Realizamos o planejamento cirúrgico escolhendo o melhor implante e tamanho adequado. Na sala cirúrgica após o paciente anestesiado e posicionado para o procedimento, realizamos radiografias e a inserimos no navegador para saber o posicionamento do fêmur antes do início cirúrgico, essas imagens serão comparadas após o implante definitivo. Após realizada as radiografias iniciamos a cirurgia e utilizaremos novamente o navegador para posicionar o componente acetabular, antes de implantarmos a prótese acetabular fazemos novas radiografias que com o navegador irão nos informar o real posicionamento do implante. Após implantado o acetábulo damos continuidade ao procedimento, repetindo as radiografias apenas na escolha da cabeça femoral, o que permite escolher o tamanho ideal para o paciente, minimizando o risco de discrepância dos membros inferiores. Além do auxílio no posicionamento temos as informações da cirurgia documentada.
Cirurgia robótica
Hoje disponibilizamos do robô para auxiliar a cirurgia de prótese de quadril, é uma tecnologia mais avançada que a navegação, ela também permite a colocação mais precisa da prótese e diminui o risco da diferença entre o tamanho das pernas.
E ainda possui algumas vantagens comparadas a navegação:
- Planejamento cirúrgico tridimensional (3D), e ele nos permite simular o posicionamento da perna durante as atividades do dia a dia, essa simulação nos auxilia a escolher o melhor posicionamento do acetábulo para cada paciente, levando em consideração aspectos da anatomia óssea do paciente e alterações da coluna lombar.
- O braço robótico auxilia na posição da fresagem e o quanto precisamos remover do osso que sofreu desgaste para colocar o acetábulo definitivo.
- Através de treinamentos e atualizações constantes propiciamos aos nosso paciente acesso as novas tecnologias e um tratamento individualizado